Para ver mais informações do participante, você deve acessar a Comunidade LabCat.UFSCar


Karla Moreira Vieira


Mestre - Ex-Aluna

Karla

Graduado(a) em: Quí­mica
Último(a) Orientador(a) no LabCat: Dilson Cardoso  
Início no LabCat :
2005          Término no LabCat :       2007
Link para o Currículo Lattes  
Resumo de Trabalho:
 
PREPARAÇÃO E PROPRIEDADES DA ZEÓLITA Y COM CÁTIONS ALQUILAMÔNIO LINEARES

Em comparação com a vasta aplicação de peneiras moleculares (PMs) ácidas, como catalisadores sólidos em processos químicos industriais, pouca atenção tem sido dada àquelas com propriedades básicas. Grande parte do investimento que tem sido empregado nas PMs ácidas é estimulado pelo fato de que as reações químicas envolvidas nos processos petroquímicos (p.ex., craqueamento e isomerização) são tipicamente catalisadas por ácidos.
Zeólitas de baixa razão Si/Al e trocadas com césio apresentam geralmente caráter básico acentuado e são largamente descritas na literatura. No entanto, o alto custo do césio inviabiliza a aplicação desses catalisadores em processos químicos industriais.
Neste trabalho foi realizado um estudo sobre a troca iônica e propriedades básicas da zeólita Faujasita contendo cátions mono-alquilamônio. Foi empregada a zeólita sódica de razão Si/Al 2,5. Foram avaliados os seguintes parâmetros: (a) Comprimento da cadeia carbônica; (b) diferentes teores de cátion orgânico e; (c) potencial de aplicação desses catalisadores na catálise básica.
Este novo catalisador, além de ser mais barato e de ter força básica mais acentuada que o cátion césio, largamente empregado, é insolúvel no meio reacional. Ou seja, um simples processo de filtração é suficiente para separá-lo do processo reacional. A caracterização dos catalisadores foi realizada por Termogravimetria, Fisissorção de Nitrogênio, Difração de Raios-X, Análise Química e Espectroscopia Fotoeletrônica de Raios-X (XPS).
A troca iônica dos cátions na zeólita se deu de forma gradativa à medida que aumentou as concentrações dos cátions orgânicos na fase líquida, sendo que a troca iônica esteve restrita à grande cavidade. A máxima porcentagem de troca diminui com o aumento do volume do cátion e do teor de alumínio. Ao aumentar a presença de cátions orgânicos na zeólita há uma forte tendência na diminuição do volume de microporos. Foi observada também a influência dos cátions mono-alquilamônio no parâmetro de cela unitária.
A condensação de Knoevenagel foi inicialmente selecionada como reação modelo para determinar a atividade desse novo material por permitir avaliar aspectos importantes quanto à aplicação de catalisadores com propriedades básicas. Esta reação ocorre entre um composto carbonílico (aldeídos ou cetonas) e moléculas contendo grupos metilênicos ativados, formando compostos insaturados de alto peso molecular, que apresentam características valiosas nas indústrias farmacêuticas e de aromas. Esta reação levou a rendimentos muito maiores do que aqueles obtidos quando se emprega o cátion césio. Verificou-se que à medida que aumenta a cadeia do cátion orgânico trocável aumenta-se o rendimento da reação. Este resultado inédito abre novas perspectivas de aplicação dessas peneiras moleculares, altamente básicas e de baixo custo.




 

Copyright 2005 - Aptor Software (C) - Licenciado para LabCat - Laboratório de Catálise - UFSCar.
Todos os direitos reservados.